A autora já inicia seu texto relatando uma experiência vivida por um grupo de alunos que embarcam numa jornada deliciosa! Ela conta que por intermédio da professora, graças a um dos alunos que levou para sala de aula, afim de mostrar aos coleguinhas várias lagartinhas, os alunos puderam acompanhar de pertinho todas as fases do desenvolvimento da lagarta até ela se transformar em uma mariposa. Interessantemente, os alunos gostaram tanto da ideia que passaram a pesquisar sobre a vida das lagartas e suas transformações, inclusive as variações de quando ela se torna uma borbpleta ou uma amriposa, aprendendo assim a identificar o tipo de lagarta. Lógico que isso foi possível por parte da boa iniciativa da professora de fugir um pouquinho que "planejado" e incorporar a curiosidade de seus alunos ao conteúdo disciplinar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEistplpG6NXB9SvZl9R9BQlUdlrXz3cN6yHJvJgEya0R4E_3h4unlLjT9eotD9sJiGuSsLC3ACITs0r7qryB0LoVS1DfE2EmplCfaNlJddcOV7kjrF9GppGyYGKV3woK4k52zjFeNPTOCU3/s200/professor-e-aluno-thumb59231921.jpg)
Exemplos contribuam para o desenvolvimento das habilidades leitoras nos anos iniciais do E.F
![]() |
Projetos de Leitura |
![]() |
Rodas de Leitura e Contações de História |
Incentivo por parte dos pais |
Casal de irmãos lendo a Bíblia |
Para enriquecer ainda mais nossa jornada em TAELP II , gostaria de partilhar duas leituras que me ajudaram muito no semestre passado:
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SOARES, Magda, Uma proposta para o letramento, São Paulo: Moderna, 1999.
SOARES, Magda, Uma proposta para o letramento, São Paulo: Moderna, 1999.
E um artigo de Magda Soares, "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHOS E DESCAMINHOS", que é só CLICAR!
Infelizmente não consegui os textos em PDF, mas é possível comprar os livros :D