Infelizmente não pude participar pois não possuo esta ferramenta de rede social, deixo aqui minha contribuição.
Concordo com a Juliete Xavier, quando diz que: "Os temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e
Orientação Sexual), por tratarem de questões sociais, pertencem à dimensão do
espaço público e, portanto, necessitam de participação efetiva e responsável dos
cidadãos na sua gestão, manutenção e transformação." Pórém, muitos não se utilizzam deste direito, deixando "correr solto" algo que deveria ser mais debatido e discutido em espaços educativos, principalmente. Por esta razão, também acredito que a escola tem um papel de extrema importância sobre esta temática, uma vez que ela precisa preparar seus alunos para serem cidadãos comprometidos e participantes efetivos de sua sociedade. Vale ressaltar que a disciplina de Língua Portuguesa é a disciplina em que mais facilmente podemos trabalhar os temas transversais. Não estou dizendo que as outras não tenham possibilidades, mas enxergo nesta disciplina um leque mais aberto. Para isso a escola realmente precisa se reorganizar e estar atenta para a melhor maneira de passar estes conteúdos para seus alunos, sendo assim, realmente o PCN será um indicador de caminho e não uma receita preparada. A escola se renovando, capacita seus alunas para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, desperta neste, a vontade de ir em frente e aprender mais. A partir do momento em que este aluno notar que foi capaz de interpretar, produzir algo, refletir criticamente, ele percebe que esta sendo preparado para cidadania, despertando-o a cada vez mais, crescer, produzir, desabrochar.
Afinal, o objetivo é este mesmo não é? Preparar o aluno para enfrentar as diversas situações que ocorreram, capacitá-lo para o mercado de trabalho não deve ser a prioridade, a prioridade é estimulá-lo à pensar, raciocinar, criticar, refletir, um ser pensante é um ser que se desenvolve na vida, para além do mercado de trabalho.
NÃO VALE LER, SEM COMENTAR ! :D