quarta-feira, 28 de novembro de 2012

LER E ESCREVER PRA VALER !

A Escola que irei citar agora, não possui blog, site e afins, também não está listada entre as melhores escolas com um dos Idebs mais altos do município, mas é uma escola séria e comprometida com a aprendizagem dos seus alunos.
Escola Municipal Santa Terezinha, localizada no bairro Parque Lafayete em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Uma escola com uma equipe diretiva atuante e professoras que buscam em conjunto, realizar de melhor forma possível o trabalho de cidadania e formação com seus alunos.

Nesta escola, eles criaram em 2007 o Projeto: LER E ESCREVER PRA VALER! Um projeto  de reforço escolar aprovado pela SME que funciona no contraturno dos alunos.


 




 


 
 
 
 









Como funciona?
A escola disponibiliza de uma sala de aula (pequena infelizmente), que atende os alunos em dois horários, manhã e tarde, duas vezes na semana com duração de duas horas cada acompanhamento, podendo se extender caso seja necessário. Atende a 30 alunos do 3° A. E. e 30 alunos do 5° A. E. que necessitam aprimorar seus conhecimentos na área de linguagem.
A metodologia utilizada épautada na ação humana, onde constantemente os alunos são convidados a se envolverem na prática socialda leitura e da escrita. Os objetos de estudo são retirados da realidade do aluno, isto é: jornais, revistas, brincadeiras, jogos, gibis, livros, fichas de cadastro, músicas e etc. Em todas as aulas a prática de leitura e reflexão é estimulada e todos os projetos de reforço acompanham as atividades trabalhadas pelas professoras regentes das turmas oficiais, isto é, um trabalho conjunto entre professora de Projeto e professora regente.
Os alunos são avaliados constantemente através de atentas observações em sala de aula, também acontece uma avaliação de leitura acompanhada pela Equipe Pedagógica da Escola e as avaliações escritas acontecem nos finais de cada tema trabalhado, para assim o desenvolvimento possa ser mais amplo e corrente. No final de cada trimestre as professoras junto à Equipe Pedagógica fazem uma análise do desenvolvimento de seus alunos e de seu trabalho.

E os alunos? Eles gostam?

Professora Rita e seus alunos do reforço escolar.

Tanto que se divertem!

 

As dificuldades do Ensino da Língua Materna

O Primeiro texto é:  "Fala e Escrita: Propostas didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental" de Debora Amorim Gomes da Costa, apresentado na ANPED em 2008.

Depois de apresentar sua organização para a pesquisa e o material utilizado para a mesma, entre estes, alguns documentos oficiais obrigatórios para o ensino de língua materna e para as relações fala-escrita em sala de aula, a autora trata das dificuldades de ensinar língua portuguesa aos alunos, bem como, analisa "qualidade" dos livros didáticos que norteiam este trabalho.
Para realização das pesquisas a autora se apropriou de duas coleções de livros didáticos:
  1. Português uma proposta para o letramento e
  2. Vitória Régia - Língua Portuguesa ambas indicadas com Distinção pelo Programa Nacional do Livro Didático
Feito isto, a rflexão que ela nos traz é sobre as crianças dos anos iniciais já realizarem reflexões sobre os fenômenos linguísticos e suas diferenças. Também fala da adoção das concepções de linguagem, que são:
  •  Estruturalista - expressão de pensamento;
  • Transformacionalista - instrumento de comunicação e
  • Enunciativa - processo de interação.
Estes, não são ensinados à criança em seus anos inicias e ainda assim ela consegue aprender a usar e a diferenciar. Relação entre fala e escrita. Acredito então, que nossa discussão recaia novamente no conceito de alfabetização e letramento. Quando nos propomos a ensinar a língua materna aos pequeninos, aceitamos, na verdade, um desafio. Eles chegam à escola falando. Eles aprenderam a falar, sozinhos. Nosso papel então, é meramente ensiná-los onde colocamos as virgulas, qual "mais"/"mas" usar, qual dos porquês usar, etc...? Nesse momento, nós os professores de séries iniciais nos utilizamos de materiais didáticos, que por apresentarem diferentes vertentes de acordo com olhar de cada autor, não são completos. E por vezes não discutimos com nossos alunos o conteúdo diferenciado de cada livro ou recurso usado. Nos prendemos a uma série de comandos quase que eletrônicos para propiciar ao aluno uma aula chata e não reflexiva, desprezando totalmente as aprendizagenss que tivemos na Academia e nos cursos de Magistério, de levar nosso aluno a raciocinar e concluir.
Se faz necessário que em sala de aula, o professor diferencie para seus alunos a linguagem falada, da linguagem escrita, para que estes não terminem os estudos achando que "Ti amo", "Agenti fomos", "Dano doce" etc e tals, cabe normalmente à sua escrita, pois ele oralmente se expressa assim. A proposta não é ridicularizar seu aluno, afim de que ele se sinta pressionado e insegura, mas sim um acompanhamento e aprmoramento de sua fala/escrita, pois uma, é consequência da outra. 

 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

BLOGS da Turma!


Oi gente, os endereços dos blogs estão aqui!
Quem não passou o endereço, por favor entre em contato!

http://falaaryanna2.blogspot.com/
http://conhecendoped.blogspot.com/
http://taelp2febf.blogspot.com/                  JOYCE MACHADO
http://chaieneleitura.blogspot.com/
http://patipinhoo.blogspot.com/ 
http://pipity06.blogspot.com/
http://priscilamcborges.blogspot.com/
http://monyquesilva.blogspot.com/
http://linguagensesociedade.blogspot.com/   BRUNA DE PAULLA
http://otiomandou.blogspot.com/                   DANIEL VIERA
http://taelpdeo.blogspot.com/                         CAMILA SILVA
http://taelinguaportugesa.blogspot.com/        DANIELLE BERNADO
http://jssikadipaula.blogspot.com/                  JESSICA DI PAULA
http://angelicaaquino.blogspot.com/
http://travalinguatae.blogspot.com/                JULIETE XAVIER
http://taelp2pamela.blogspot.com/                PAMELA ASCHOFF
http://sanlacostas1.blogspot.com/
http://edsonadiniz.blogspot.com/
http://ricardosepulveda.blogspot.com/          SÉRGIO RICARDO
http://juliashaiene.blogspot.com.br/ 
http://flomarcela.blogspot.com.br/
http://almeidajoana.blogspot.com.br/
http://stefanysmatos.blogspot.com.br/
http://diaadiaclaudia.blogspot.com.br/
http://leiturasentreamigos.blogspot.com.br/      DANIELA RODRIGUES
http://mrgermano.blogspot.com.br/
http://mariaaliceeral.blogspot.com.br/
http://samanthacarvalho.blogspot.com.br/
http://marinabriata.blogspot.com.br/
http://rodrigueslorena.blogspot.com.br/
http://vanessa-d-ae.blogspot.com.br/
http://vanessacorreauerj.blogspot.com.br/
http://leandro-sartori.blogspot.com.br/