O Primeiro texto é: "Fala e Escrita: Propostas didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental" de Debora Amorim Gomes da Costa, apresentado na ANPED em 2008.
Depois de apresentar sua organização para a pesquisa e o material utilizado para a mesma, entre estes, alguns documentos oficiais obrigatórios para o ensino de língua materna e para as relações fala-escrita em sala de aula, a autora trata das dificuldades de ensinar língua portuguesa aos alunos, bem como, analisa "qualidade" dos livros didáticos que norteiam este trabalho.Para realização das pesquisas a autora se apropriou de duas coleções de livros didáticos:
- Português uma proposta para o letramento e
- Vitória Régia - Língua Portuguesa ambas indicadas com Distinção pelo Programa Nacional do Livro Didático
- Estruturalista - expressão de pensamento;
- Transformacionalista - instrumento de comunicação e
- Enunciativa - processo de interação.
Se faz necessário que em sala de aula, o professor diferencie para seus alunos a linguagem falada, da linguagem escrita, para que estes não terminem os estudos achando que "Ti amo", "Agenti fomos", "Dano doce" etc e tals, cabe normalmente à sua escrita, pois ele oralmente se expressa assim. A proposta não é ridicularizar seu aluno, afim de que ele se sinta pressionado e insegura, mas sim um acompanhamento e aprmoramento de sua fala/escrita, pois uma, é consequência da outra.
Aryanna, post excelente! Parabéns! Sugiro, apenas, que discuta um pouco mais sobre as conclusões/contribuições da pesquisa realizada pela autora...OK?
ResponderExcluirBjs
Ivan