domingo, 9 de dezembro de 2012

Gênero Textual e Tipologia Textual




Texto de Sílvio Ribeiro da Silva, disponível AQUI !!!

Descobri uma experiência muito interessante de uma Escola, a atividade foi desenvolvida por alunos do 9° ano. Mas acredito que é possível trazermos para o primeiro segmento sem problemas, talvez com algumas alterações :D




ESCOLA E.I.F. JOAQUIM PIMENTA
                 PÚBLICO ALVO: 9°ano
                 DURAÇÃO: 4 semanas
                 PROFESSORA: Rejane Alves
 APRESENTAÇÃO:
     Este projeto é a oportunidade de propiciar a reflexão sobre a leitura, em especial de crônicas, visto que são narrativas curtas com foco em acontecimentos ou situações do dia a dia com uma linguagem leve, coloquial, próxima ao universo dos alunos e por isso uma aliada para apoiar alunos e professores na transformação da leitura em instrumento de conhecimento e participação na sociedade leitora através de atividades de leitura e produção que viabilizem não só a aprendizagem, mas o prazer.
OBJETIVO GERAL:
     Ampliar o universo da leitura e produção dos alunos através de textos que viabilizem um ato prazeroso e divertido de permear o gosto pela leitura, utilizando o gênero crônica.

AVALIAÇÃO:
     Ocorrerá com base na observação e análise do processo de aprendizagem do aluno, dentro da perspectiva de uma avaliação formativa.

     O papel do professor é observar a participação contínua do aluno e seu aproveitamento induzindo-o a ter uma postura de responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem.
     Em outras palavras, a avaliação se dará de forma processual e contínua, mediante as atividades desenvolvidas.


A proposta dessa semana seria ler o texto do SILVA e ler os slides e produzir uma reflexão, focalizando os conceitos principais, confrontando o texto e os slides. 

Os SLIDES que foram trabalhados, estão disponíveis AQUI !

De início, percebi que o slide trabalha mais a dinâmica de MARCUSCHI, que defende o trabalho com as crianças a partir do Gênero Textual. Para ele o trabalho com a Tipologia Textual torna-se limitado, afinal, gêneros possuem diferenças específicas. Porém, no texto também é apontada a visão de TRAVAGLIA, este defende o trabalho com a Tipologia Textual, ele diz que o gênero exerce uma função social.
São abordados no texto dois conceitos importantes,
Resumindo esse ponto, Marcuschi traz a seguinte configuração teórica:
  • a) intertextualidade intergêneros = um gênero com a função de outro
  • b) heterogeneidade tipológica = um gênero com a presença de vários tipos
Travaglia mostra o seguinte:
  • a) conjugação tipológica = um texto apresenta vários tipos
  • b) intercâmbio de tipos = um tipo usado no lugar de outro
SE VOCÊ LEU, COMENTE ! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário