Trabalho realizado em GRUPO!
Grupo: Angélica Aquino , Aryanna Garcia, Daniela Araújo, Danielle Barcellos, Júlia Shayenne e Vanessa Almeida .
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FICHA TÉCNICA:Projeto Pitanguá Português
Editora:
Moderna
Série:
2° Ano do Ensino Fundamental 1
Faixa
Etária: 7 a 8 anos
Objetivo do
livro é desenvolver a competência comunicativa, envolvendo a compreensão
leitora e a capacidade de escrever com clareza e expressar-se oralmente de
forma adequada. Por isso o projeto Pitanguá organiza-se essencialmente em torno
de dois eixos principais, o trabalho de leitura e produção de diversos tipos
textuais e programas sistemáticos (desenvolvidos de modo claro). Ele explora os
conhecimentos prévios de cada aluno facilitando a conexão entre o conteúdo novo
e tudo o que o aluno já conhece, trazendo uma grande variedade de assuntos e
situações que estimulam o aluno a observar, interpretar, discutir idéias e
também o senso crítico, além de seu conhecimento em Língua Portuguesa.
·
Como
é feita a divisão do livro?
O livro é
dividido em nove unidades que correspondem aproximadamente aos noves meses
letivos e cada unidade é subdividida em duas partes, estabelecendo um ritmo
adequado para assimilação e a introdução de novos conteúdos, facilitando o
trabalho do professor. Ao invés de sumário, o livro se utiliza de um “Mapa de
Conteúdos”, que permite a visualização das relações entre conteúdo e
possibilidades de aprendizagem. A
primeira parte de cada unidade contém cinco tópicos:
1. Leitura,
2. Estudo
do texto,
3. Produção
de texto,
4. Estudo
da língua e
5. Oficina
de criação.
A segunda parte è dividida também
em outros cinco tópicos:
1. Leitura,
2. Estudo
do texto,
3. Texto
expositivo ou instrucional,
4. Estudo
da língua e
5. Projeto
em equipe.
A organização é
muito clara, selecionada e de fácil manuseio à informação, o conteúdo segue um
critério rígido de fácil compreensão, de modo que alunos que já sejam
totalmente leitores nem solicitem à ajuda do professor, podendo sozinho
responder os exercícios.
·
A
Compreensão Leitora
Prioritariamente
o livro apresenta uma estrutura que possibilite a melhor compreensão por parte
do aluno visando desenvolver a competência para compreensão de diferentes tipos
de textos com os quais terá contato durante sua vida, variando o máximo possível.
Podemos destacar cinco propostas do livro em relação à compreensão leitora dos
alunos, são elas:
1. Leitura
de uma grande variedade de tipos textuais, em todas as áreas, abordando todos
os gêneros.
2. Estratégias
de leitura (identificando diferentes propósitos, significando e formulando
hipóteses, e compreendendo os textos),
3. Leitura
de textos expositivos sem grandes dificuldades,
4. Enriquecimento
do vocabulário e
5. Desenvolvimento
de atitudes favoráveis à leitura.
Não basta que os
alunos aprendam a ler, é necessário que gostem de ler. E para estimular a
leitura, o livro selecionou alguns textos atraentes e acessíveis, além de
textos não-literários muito claros com temas interessantes ao aluno, contando
com um programa sistemático de ampliação de vocabulário, graças as diferentes
opções de tipos e gêneros textuais.
·
Exemplos
de Tipos de Texto
No livro
encontramos textos narrativos (contos, lendas, crônicas, mitos), textos
informativos (bilhete, recado, reportagens), textos descritivos, textos
expositivos, argumentativos e instrucionais, quadros programáticos, gráficos,
mapas, canções, poesias, poemas, tabelas, quadrinhos e etc. Apresenta também
uma série de elementos que compõem os diversos gêneros para que o aluno busque
ajuda para a produção de seu próprio texto, podemos separar em quatro partes.
Primeiro o aluno lê o texto, depois analisa, conta a história e finalmente
escreva a sua visão.
Os textos
expositivos são freqüentes em livros didáticos com a finalidade expor alguma coisa
seja ela uma opinião ou ponto de vista, os argumentativos tem por objetivo
persuadir o aluno se baseando em argumentos, já os instrucionais trazem
orientações para a realização de algo ou alguma tarefa. Após a leitura desses
tipos textuais o aluno precisa organizar as informações antes de produzir seu
próprio material, nesse caso ele contará com a ajuda da professora.
Textos poéticos
contribuem para a consolidação do processo de alfabetização, utilizando
recursos sonoros e lingüísticos nos poemas e poesias, desenvolvendo também a
sensibilidade criativa, onde os alunos podem explorar as oficinas de criação
que foram citadas na divisão das unidades do livro.
Gramática e
ortografia obviamente estão listadas e presentes no livro, mas ele não foca
somente o ensino das duas, foca também a capacidade criativa do aluno e se
preocupa com o gosto de seu aluno pela leitura. Escrever corretamente é uma
habilidade essencialmente prática, a observação reflexiva, a análise das
informações e o reconhecimento das características de um texto definitivamente
faz do aluno um diferencial.dessa forma, o livro se preocupou em oferecer
ferramentas eficientes para esse processo.
·
O
Vocabulário
O vocabulário do
aluno é ampliado através da leitura e das trocas informativas, por isso os
textos trazem glossários que facilitam a leitura do aluno, dessa forma ele
conhece novas palavras e pode começar a fazer uso das mesmas em suas produções
textuais. Além disso, o livro também conta com uma pequena parte que contém:
§ Sinônimos
e antônimos,
§ Vocabulário
contextualizado,
§ Vocabulários
temáticos,
§ Trabalho
complementar com dicionário,
§ Anexos,
§ Textos
suplementares e
§ Jogos
que estimulam a leitura.
·
Projeto
em Equipe
Em cada bimestre
o livro apresenta um projeto de trabalho em equipe com o objetivo de produzir
algum material como, por exemplo, um cartaz ou um mural para que os alunos
possam aplicar seus conhecimentos adquiridos naquela unidade e desenvolvam
diferentes métodos de trabalho. Eles descobrem o que fazer depois de que
maneira fazer e por fim avaliam seus trabalhos e produções.
·
CONSIDERAÇÕES DO GRUPO:
Em
suma, de acordo com os textos que estamos estudando ao longo da disciplina,
entendemos que o livro contribui sim para a melhor aprendizagem dos alunos, não
o consideramos como um livro de abordagem tradicional, porque encontramos
diversos aspectos que estimulam a curiosidade dos alunos e o interesse dos
mesmos pelas questões apresentadas no livro. A forma com que o livro aborda as
temáticas é instigante e estimula o aluno a querer descobrir mais, dando-lhe o
prazer da aprendizagem e segurança para realizar sozinhos algumas tarefas.os
textos usados são ricos no vocabulário e divertidos, não são muito extensos e
dessa forma o aluno não se entedia na leitura, fator crucial para o professor
que quer despertar em seu aluno a vontade de ler. Pontos negativos que observamos no livro é que ele não aborda o uso de novas tecnologias, ele não trata dessa temática com os alunos. Porém, este não é um livro recente, então acreditamos que este é o motivo. Para o caso de usarmos, hoje, em nossas turmas, valeria uma reforma no livro, para que ele pudesse estar mais atualizado. Aplicaríamos este livro aos
nossos alunos, sem sombra de dúvidas dentro deste contexto exposto, acreditando que ele auxilia o trabalho do
professor e satisfaz as necessidades do aluno.
SE VOCÊ LEU, COMENTE ! :)
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