quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Trabalho II - SEQUÊNCIA DIDÁTICA :D

Este foi um Trabalho realizado em Grupo! :)
Grupo: Angélica Aquino , Aryanna Garcia, Daniela Araújo, Danielle Barcellos, Júlia Shayenne e Vanessa Almeida .

 

Nossa Sequência Didática é essencialmente ligada à Área de Conhecimento de Língua Portuguesa, porém permitindo o encaixe de outras áreas, que chamaremos transversais. 



DISCIPLINA: Língua Portuguesa.

TEMA CENTRAL: O Carnaval.

 AVALIAÇÃO: Será realizada de forma processual e continua.

ESCOLHA DO TEMA: Devido ao período em que o Brasil comemora o Carnaval, mais especificamente os estados de Rio de Janeiro e São Paulo, que fazem parte da região sudeste, a qual residimos, entendemos que este seria um tema acessível e interessante para o trabalho com os alunos.

 OBJETIVO GERAL: O aluno deverá aprender a importância da oralidade, para compreensão e transmissão do conhecimento. Dividimos a sequência de modo que ficasse fácil a compreensão da mesma, pelos dias de suas aplicações.

 TURMA: 4° ANO.

FAIXA ETÁRIA: 9 a 11 ANOS.
DURAÇÃO: Cerca de 10 dias .




1° e 2° Dia

TEMA DA AULA

TEMA TRANSVERSAL

GÊNERO

EIXO

À Definir

A História do Carnaval

História e Português

Narrativo

Prática de Leitura

Objetivos da Aula:

·         Trabalhar o contexto intercultural do Carnaval,

·         Produção Textual através de imagens escolhidas pelos próprios alunos sobre o Carnaval,

·         Compreensão Textual,

·         Aprimoramento da Escrita reflexiva,

·         Trabalho com gênero descritivo.

Procedimento Metodológico:

·        Contar uma breve história sobre o Carnaval e suas características,

1° Momento: Após todos os alunos entrarem em sala e se organizarem será feito um Ditado de palavras referentes ao tema carnavalesco, como exemplo: SERPENTINA, FOLIA, MÁSCARA, DESFILE, JURADOS, FESTA, BLOCO, MARCHINHAS, VERÃO, FESTA, ALEGRIA, BRINCADEIRA, SAMBA, SAPUCAÍ, BELEZA e etc.
2° Momento: Após o ditado ser corrigido, é a hora de questioná-los sobre as palavras que eles acabaram de escrever, onde o professor irá explicar cada palavra e seu significado.
3° Momento: É o momento de contar-lhes a história que o professor trouxe a respeito do Carnaval:
“O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.”

 4° Momento: Com o término da leitura do texto a turma ficará livre para comentar sobre experiência, vivência, trocar informações sobre a turma, destacar as características marcantes no carnaval, falar sobre fantasias e músicas. Também será abordado uma breve história sobre os ritmos ouvidos no carnaval (samba, frevo, axé, maracatu, afoxé, forro entre outros) que depois serão mais bem trabalhados na oficina ao término da semana.

5° Momento: A última atividade trabalhada na sala de aula será a exposição de várias fotos sobre o carnaval em cima da mesa da professora em questão aonde cada aluno irá escolher uma foto e de acordo com a foto escrever uma frase descrevendo a foto.
 
 


3° Dia

TEMA DA AULA

TEMA TRANSVERSAL

GÊNERO

EIXO

À definir

Marchinhas de Carnaval

Música

Canção

Prática de oralidade e produção textual
Objetivos da Aula:
·         Utilizar uma canção de carnaval (as marchinhas) para trabalhar a oralidade em sala de aula,
·         Fazer com que os alunos observem através do texto; a importância da língua,
·         Explicar aos alunos a mensagem da música, e deixar cada um fala o que entendeu para desenvolver sua comunicação em grupo.
 


Procedimento Metodológico: Fazer uma rodinha com os alunos
1° Momento: Explicar que no século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas. Onde as pessoas, brincavam o carnaval formando blocos de amigos que saíam cantando, tocando e dançando pelas ruas da cidade.
Trabalhando Com o Gênero Textual - Essas músicas tinham letras fáceis e alegres para agradar os foliões, depois dos anos 60 começaram a ser substituído pelo samba enredo, outro gênero de música tocado pelas escolas de samba.
2° Momento: Ajudá-los a compreender o texto e tirar as dúvidas existentes, comentar sobre as estações do ano, fala sobre a importância da hidratação no verão e principalmente nos período de festa do carnaval.
3° Momento: Escrever a música no quadro e pedir para copiar no caderno.
4° Momento: Cantar para os alunos a marchinha ensinando o ritmo e posteriormente convidá-los a cantar junto, fazendo com que todos os alunos participem.
 
Perguntar a partir desta canção, quem conhece mais marchinhas de Carnaval e convidá-los a cantá-la.


4° Dia

TEMA DA AULA

TEMA TRANSVERSAL

GÊNERO

EIXO

MESMA AULA

Marchinhas de Carnaval

Música

Canção

Prática de oralidade e produção textual
Todos sentados, ainda em círculo no chão. Ouvir a explicação da professora da atividade que eles farão no momento.
A professora irá distribuir pratos de papelões para os alunos decorarem recortes em jornais, pinturas ou desenhos sobre o carnaval e depois cada um escrever uma mensagem de carnaval no mural da sala, de acordo com a sua decoração no prato.     
 Exemplo.
Após a atividade os alunos deverão arrumar a sala juntos, guardando os materiais utilizados.
Atividade para Casa:
Pesquisar com a família e escrever uma marchinha de carnaval para ser apresentada na Oficina que será realizada no final do projeto. Os alunos devem trazer por escrito e ensinar aos coleguinhas as marchinhas que trouxerem.
Recursos Utilizados na Aula:
Texto, revistas, jornais, piloto, tinta guache, canetinhas, cola, tesoura sem ponta, material escolar, papelão, pincéis.


5° DIA

TEMA DA AULA

TEMA TRANSVERSAL

GÊNERO

EIXO

À definir

Longa-metragem RIO (2011)

Cultura

Sinopse do filme

Prática de leitura, prática de oralidade discutindo o texto e produção textual

Trailler em Português

Objetivos da Aula:

·         Utilizar o filme “Rio” para trabalhar a história do carnaval carioca na produção textual, com o objetivo de identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita.

Procedimento Metodológico:
Momento: Apresentar às crianças a sinopse do filme em formato de texto e ler junto com eles, explicando que gênero textual é esse, de caráter informativo.
“Rio é um filme em 3D animado por computador norte-americano dos gêneros musical e comédia, produzido pela 20th Century Fox e pela Blue Sky Studios. Dirigido por Carlos Saldanha, o título do filme refere-se a cidade do Rio de Janeiro, local onde é ambientado.

O filme conta a história de Blu, uma Arara Azul macho que é levada ao Rio de Janeiro para se acasalar com uma fêmea. Rio foi lançado no Brasil em 2011 e foi indicado ao Oscar 2012 com “Melhor Canção Original”.
2° Momento: Assistir ao Filme
Duração: 1h 36minMomento do Intervalo: Ao término do filme os alunos saem para o lanchinho.

Volta Calma (Depois do intervalo):
Os alunos retornam à sala de aula, fazem uma rodinha e vão contar sobre o que viram no filme, o que mais gostaram e o que entenderam.

3° Momento: A professora pedirá que os alunos façam uma produção textual daquilo que acabaram de contar na rodinha. Deixar claro que essa atividade será importante para o planejamento das próximas aulas e vão ajudar todos a escrever com mais segurança. Portanto, os alunos precisam se esforçar para escrever sozinhos, da maneira como sabem. Esclarecendo que ninguém precisa ter medo de errar nesse momento e que é muito importante que ninguém copie o texto do colega.

Recursos Utilizados na Aula:
TV, DVD (sala de multimídia), caderno, lápis e durante esta aula a professora levará pipoca para os alunos comerem assistindo ao filme.


6 e 7° Dias
TEMA DA AULA
TEMA TRANSVERSAL
GÊNERO
EIXO
À definir
Confecção da Lista de material
Artes, Noções de higiene e Noções de organização
Lista
Prática de leitura, prática de reflexão sobre o uso da língua e produção textual

 
 
Objetivo da Aula:
·         Estabelecer junto com os alunos uma lista de material para confecção das máscaras de carnaval e mostrar como se confecciona uma lista, permitindo que eles realizem o trabalho.

·         Fazer com que eles adquiram noções de medida, peso, quantidade, cor e forma.

·         Trabalhar também a criatividade e passar valores:

1.      Como trabalhar em grupo,

2.      Respeitar o espaço do colega,

3.      Limpeza e higienização da sala e dos espaços trabalhados.
Procedimento Metodológico:

1° Momento: Dividir a turma em grupos,
2° Momento: Cada grupo vai escolher o material que deseja usar para confecção de suas mascaras e instrumentos,
3° Momento: Criar a lista com os alunos.
Exemplo de Lista: 
·         Purpurina
·         Cartolina na cor desejável
·         Glíter
·         Cola colorida
·         Cola Branca
·         Elástico
 
·                    Lata de leite
·                    Lata de refrigerante
·                    Prato de vaso
·                    Tampinha de garrafa
Cano de P.V.C. cortado
 
PARTIREMOS PARA AULA DE MATEMÁTICA E VOLTAMOS NO DIA SEGUINTE COM A 7° AULA.

Aula Prática:

1° Momento: Confecção das máscaras

2° Momento: Colocando as máscaras para secar

3° Momento: Limpeza e organização da Sala de Aula
8° Dia
TEMA DA AULA
TEMA TRANSVERSAL
GÊNERO
EIXO
À definir
Língua Portuguesa Essencial
Gramática
Texto
 
Prática de reflexão sobre o uso da língua, prática de oralidade e produção textual
Objetivo da Aula:
·         Aumentar o entendimento e assimilação do conhecimento através da leitura,
·         Incentivar e estimular o trabalho em Grupo.
Procedimento Metodológico:
1° Momento: Dentro da sala de aula iremos ler alguns pequenos textos que outras crianças criaram falando sobre o carnaval.
2° Momento: A partir disto, nós iremos produzir nossos próprios textos dividindo a turma em grupos.
3° Momento: Cada grupo ganhará uma caixa com várias palavras pintadas em placas grandes de papelão. Separadamente deverão montar um pequeno texto, que poderá ser de apenas um parágrafo sobre o tema Carnaval, utilizando as palavras que o grupo recebeu. O grupo deverá apresentar suas considerações no penúltimo dia do projeto.
 
9° Dia
TEMA DA AULA
TEMA TRANSVERSAL
GÊNERO
EIXO
MESMA AULA
Língua Portuguesa Essencial
Gramática
Debate
 
Prática de reflexão sobre o uso da língua e  prática de oralidade .

1° Momento: Neste momento, um representante de cada grupo deverá vir à frente da turma e ler o trecho que seu grupo produziu.
2°Momento: As crianças receberam as máscaras que produziram no dia anterior. A professora lembrará a atividade para casa que eles receberam na terça – feira de trazerem as marchinhas de carnaval que aprenderam com seus parentes ou amigos.
3° Momento: As crianças farão um debate sobre suas reflexões, aquilo que produziram em formato textual e explicitarão suas opiniões, discutindo também o uso das marchinhas de carnaval. O professor fará a mediação e contribuirá com as seguintes informações:
"Marcha de Carnaval, também conhecida como "marchinha", é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída, na preferência do público, pelo samba enredo.
A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil. Descende directamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917."
 
10° Dia
Se consistirá no baile de carnaval da turma. Os alunos terão a oportunidade de cantar as marchinhas de carnaval que aprenderam, ensinando-as aos demais colegas e a aula terminará assim, em forma de brincadeira, um grande baile de carnaval.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário